O Ideb (Índice de desenvolvimento da educação básica) foi desenvolvido para medir a qualidade do aprendizado no ensino a nível nacional. As médias são coletadas através da Prova Brasil, para as escolas da rede municipal, e no sistema estadual são pelos resultados do Saeb. Os resultados no estado paulistano foram divulgados e podem ajudar os pais na hora de escolher a escola dos filhos, tenha em mente que as matriculas estão se aproximando, por isto, não perca o período de matricula escolar de São Paulo SP em 2022.
Os resultados mostram que de 2017 para 2019, a pontuação subiu de 6,6 para 6,7, nos anos iniciais do ensino fundamental, que corresponde a 4º série 5º ano. A nota foi a maior de todos os estados brasileiros, a meta estipulada para 2022 que era de 6,7 e já foi atingida.
No entanto, nem todos os anos escolares tiveram um bom desempenho, se você está a procura dos índices para os anos finais do ensino fundamental, devido ao período de matrículas em 2022, é importante saber que a nota foi de 5,5, abaixo do esperado que era de 5,9. Ainda que a meta não tenha sido alcançada São Paulo possui o Ideb mais alto nos anos finais do fundamental. O resultado no exame anterior foi o de 4,8.
O ensino médio ficou abaixo do esperado, a nota foi de 4,6, ainda que tenha ocorrido um período de estagnação de dois anos com 4,2 nos índices a meta esperada era de 5,2 para 2019. O estado ainda sim tem o quarto maior Ideb do país. Ainda que a meta não tenha sido atingida, no último Ideb realizado em 2017 a nota para esta etapa do ensino ficou em 3,8, tenho um salto no ano de 2019.
Rede pública do ensino X rede privada
As notas da rede pública de ensino e da rede privada quando comparadas podemos verificar um aumento na distância entre as pontuações. No ano de 2017 a distância dos anos iniciais do fundamental era menor, ocorrendo uma queda em 2019 para 6,5 enquanto a privada subiu para 7,6.
Nos anos finais do ensino fundamental, os índices do Ideb da rede pública subiram para 5,5, enquanto a rede privada teve uma queda e foi para 6,7, mesmo com a queda a diferença continua grande. No ensino médio a rede pública de ensino e a privada obtiveram aumento com 4,3 e 6,1 respectivamente.
Como é calculado?
Os conhecimentos levados em conta no Ideb são o desempenho dos estudantes nas matérias de matemática e língua portuguesa. Os cálculos são feitos a partir das taxas de aprovação e reprovação dos estudantes, como também as taxas de abandono escolar. Esses níveis são medidos através da prova do Sistema de avaliação da educação básica (Saeb) no caso dos estados e da Prova Brasil para escolas e munícipios.