Galeria de Imagens


Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 44 in /home/museuale/public_html/componentes/galeria/fc.php on line 41

36ª Semana Aleijadinho



[ 29 imagens ]

36ª Semana do Aleijadinho


Trilha Sensorial com os alunos da E. E. Marília de Dirceu
[ 13 imagens ]

Museu Aleijadinho À Frente Das Obras De Restauro Da Igreja N. Sra. Mercês E Perdões –Ouro Preto Mg


Por meio de projeto aprovado no Fundo de Direito Difuso Federal, o Museu Aleijadinho/ Paróquia N. Sra. da Conceição iniciou no dia 06 de maio próximo passado as obras de Conservação e Restauro Igreja de N. Sra. das Mercês e Perdões de Ouro Preto( Mercês de Baixo).

Esta é a terceira fase do processo de intervenções necessárias para reabertura deste monumento, tombado pelo IPHAN desde 1939. Nos últimos 8 anos foram realizadas obras  estruturais no telhado e parte elétrica(custeadas pelo IPHAN),  e intervenções no forro da nave e capela mor( custeadas pela Novelis).

 O projeto inscrito pelo Museu Aleijadinho em 2011 no Fundo de Direitos Difusos Federal foi aprovado, e a verba recebida em janeiro de 2013.  O valor total da obra é da ordem de R$ 278.950,68. O recurso aprovado pelo FUNDIF, R$ 240.048,16( duzentos e quarenta mil, quarenta e oito reais e dezesseis centavos) era insuficiente para realizar todas as  etapas previstas. Assim, o Museu Aleijadinho alocou recursos próprios para complementar planilha e o restauro deste importante templo será concluído em breve.

A Igreja de N. Sra das Mercês e Perdões, cuja construção data da segunda metade do século XVIII, tem o risco da Capela- Mor e peças de seu acervo atribuídas ao Mestre Aleijadinho, como as imagens de São Pedro Nolasco e São Raimundo Nonato.

A Igreja  de N. Sra. das Mercês e Perdões, integra o “ Circuito Museu Aleijadinho” e a previsão é de que até outubro de 2013 as obras sejam concluídas, e assim, a comunidade ouropretana, bem como  turistas e visitantes terão de volta este importante patrimônio religioso e cultural.

 

Côn. Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro

Pároco/ Presidente do Museu Aleijadinho

 

Contato:

Sidnéa Santos- Coord. Adm. Museu Aleijadinho

Museu Aleijadinho/ Paróquia n. Sra. da Conceição

31-3551- 4661


[ 4 imagens ]
 

Realizada 35ª Semana do Aleijadinho


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o Museu Aleijadinho, a Prefeitura Municipal e outras instituições parceiras realizaram entre os dias 12 e 18 de novembro a 35ª edição da Semana do Aleijadinho, idealizada primeiramente pelo então pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Pe. Francisco Barroso Filho, hoje Bispo Emérito de Oliveira - MG.

Pela primeira vez a Semana teve eventos fora do município de Ouro Preto, estendendo-se até a capital do estado, Belo Horizonte, onde nos dias 12, 13 e 14 houve exibições de documentário e palestra na sede da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais.

A partir do dia 15 os eventos foram sediados em Ouro Preto. Nesse dia aconteceu na parte da tarde uma palestra proferida pelo Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda, promotor coordenador da Promotoria de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, que abordou o importante tema do combate aos crimes contra o patrimônio cultural sacro. Foram convidados especialmente para essa palestra todos os zeladores, sacristãos, provedores de Irmandades e Ordens Terceiras de Ouro Preto e região. Ainda no dia 15, à noite, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde foi sepultado o corpo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, aconteceu a cerimônia oficial de Abertura da Semana, seguida de um brilhante concerto da Orquestra Ouro Preto.

No dia 16, à tarde o Museu Aleijadinho exibiu em suas dependências um documentário sobre o grande mestre do barroco mineiro.

O sábado, 17, foi marcado pela proveitosa palestra do historiador, pesquisador e artista plástico ouropretano José Efigênio Pinto Coelho, sobre o tema "O Aleijadinho e a pedra sabão" e por uma animada roda de samba na praça Antônio Dias, conduzida pelo grupo Candonguero, que envolveu turistas e moradores.

No dia 18, domingo, comemorou-se os 198 anos da morte do Aleijadinho. Às 10 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o pároco e presidente do Museu Aleijadinho, Pe. Luiz Carlos César Ferreira Carneiro, presidiu a Missa Solene Cantanda, abrilhantada pelo Coro e Orquestra São Pio X, da mesma Paróquia. Várias autoridades participaram da Celebração, dentre as quais, o Sr. Prefeito Municipal, Dr. Angelo Osvaldo de Araújo, que também se fez presente em diversos outros eventos da Semana. Após a Missa procedeu-se a entrega da Medalha do Aleijadinho, conferida pela Prefeitura de Ouro Preto àqueles aos quais reconhece como legítimos benfeitores do Município.

Esse ano foram agraciados Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo de Leopoldina, nessa cerimônia representado pelo Pe. Luiz Carneiro, em virtude de compromisso já previamente assumidos, o Sr. Jacques Boulier, o Sr. Mauro Francisco de Souza Silva e a Sra. Maria Agripina Neves. Ao término das condecorações e discursos, depositou-se uma coroa de flores no túmulo do Aleijadinho, diante do altar de Nossa Senhora da Boa Morte, ao toque de Silêncio e sob as badaladas dos sinos do Santuário.

Encerrando a Semana, o grupo "A Canção das Iluminuras", proveniente de Belo Horizonte, apresentou-se com repetório de músicas medievais, "As Canções de Santa Maria", da corte do rei Afonso X, encantando o público presente pela originalidade das músicas e dos instrumentos, recriando verdadeiros instrumentos medievais.

A Paróquia e o Museu renovam seus agradecimentos a todos que, de qualquer forma, contribuíram para o êxito e sucesso da 35ª Semana do Aleijadinho, especialmente à Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Desenvolvimento e Integração Cultural, o centro cultural da FIEMG em Ouro Preto, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais.


[ 53 imagens ]

Imagens Restauradas



[ 15 imagens ]

34 ª Semana do Aleijadinho



[ 22 imagens ]
 

Trio Inconfidência


No dia 09 de junho, o Trio Inconfidência realizou um concerto na Igreja de São Francisco, em Ouro Preto. Os músicos Conceição Cipolatti (piano), Pedro Bielschowsky (violoncello) e Pedro Motta Pinto Coelho (flauta) fizeram uma apresentação com um repertório inédito, preparado com exclusividade para o V Congresso Brasileiro de Estrabismo e Oftalmologia Pediátrica, com obras de Johann Sebastian Bach, Cécilie Chaminade, Camile Saint-Säens e Carl Maria Von Weber.


[ 8 imagens ]

Museu Casa Guignard


No Museu Casa Guignard tivemos a exposição de fotos antigas do Colecionador José Fortes; Leques e bibelôs da colecionadora patrícia Copolli; E no Adro da Igreja Nossa Senhora da Conceição foi apresentado um vídeo "Os passos de Guignard"


[ 18 imagens ]

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 60 in /home/museuale/public_html/componentes/galeria/fc.php on line 41

Exposições - Coleções de moradores de Ouro Preto


Também dentro da 9° Semana de Museus, do dia 16 a 22 de maio, a colecionadora Claudina Feliciano Silva e Souza mostrou seus Anjos, em uma belíssima exposição, no Museu Aleijadinho.


[ 13 imagens ]
 

Medalha



A entrega da Medalha Cônego Simões, do Sistema de Museus de Ouro Preto, foi durante evento comemorativo de entrega do prêmio à Igreja São Francisco de Assis como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo Local: Igreja São Francisco de Assis.

As outra seis Belezas de Origem Portuguesa

No ano em que se comemora 300 Anos de elevação a vila Ouro Preto, a Igreja São Francisco de Assis, que tem projeto arquitetônico de Antônio Francisco Lisboa o Aleijadinho (1730-1814), e pinturas de Manuel Costa Ataíde (1762-1830), recebeu oficialmente a certificação como uma das sete maravilhas de origem portuguesa, na 9° Semana de Museus. Abaixo as outras seis belezas de origem portuguesa:

  • Convento de São Francisco e da Ordem Terceira, em Salvador (BA), Brasil.
  • Ruínas da Igreja de São Paulo, em Macau, na China.
  • Fortaleza de Diu, na Índia.
  • Basílica do Bom Jesus, em Goa, na Índia.
  • Cidade Velha de Santiago, Cabo Verde.
  • Fortaleza de Manzagão, no Marrocos.

Outros eventos marcaram a 9° Semana de Museus, em Ouro Preto. Confiram as fotos



[ 25 imagens ]

33 ª Semana do Aleijadinho



[ 32 imagens ]

Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões




Construção iniciada em 1775. No ano de 1740, já existia no local a Capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões.

O Aleijadinho, “recebeu a importância de seis oitavas de ouro por pagamento” do risco da capela-mor. A igreja representa em seu interior, além do altar-mor, o coro, quatro altares laterais e dois púlpitos esculpidos em madeira.







[ 3 imagens ]
 

2008 © Todos os direitos reservados ao Museu Aleijadinho
Praça de Antônio Dias - Bairro de Antônio Dias - Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.