38ª SEMANA DO ALEIJADINHO

Ouro Preto celebra a 38ª Semana de Aleijadinho, em homenagem ao mestre barroco


Aniversário de morte de Aleijadinho é lembrado com debates, oficinas, exposição, lançamento de livro e apresentações musicais


Entre os dias 16 e 21 de novembro, Ouro Preto relembra o aniversário de morte do mestre da arte barroca no Brasil, Antonio Francisco Lisboa. Com o tema “Escultura, arquitetura e pintura nos caminhos das Minas: aparência e realidade”, a 38ª Semana de Aleijadinho tem como objetivo a difusão e fomento de pesquisas que promovam a preservação do acervo histórico brasileiro. O evento, gratuito, é uma realização da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e do Museu Aleijadinho.

As atividades acontecem em diversos espaços que fazem referência ao contexto da arte em Ouro Preto. A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e dos Perdões e a Igreja de São Francisco de Assis, trazem obras de Aleijadinho; além delas, as Casas da Cultura e do Folclore recebem atividades do evento.

Uma novidade da 38ª Semana de Aleijadinho é a parceria firmada entre o evento e o grupo de pesquisa Perspectiva Pictorum, do curso de Pós-Graduação em História da UFMG, que realiza, a cada dois anos, o Colóquio Internacional sobre História da Arte. Em 2015, o Colóquio traz como tema A construção da fantasia: arquitetura e pintura na ordenação do espaço sagrado tridentino.

A homenagem a Aleijadinho continua com iniciativas dedicadas às crianças. A escritora ouro-pretana Maristela Moreira lança o livro infantil A aventura do Mestre Antônio. De forma lúdica, a autora convida os leitores a conhecerem a história do mestre Antônio Francisco Lisboa e o Museu Aleijadinho. O livro traz ilustrações do cartunista Dinho Bento. Autora e ilustrador ministram, ainda, a oficina Revelando as aventuras do Mestre Antônio aos alunos da Escola Municipal Monsenhor Castilho Barbosa e da Escola Estadual Marília deDirceu.

O artista plástico Luciomar Sebastião de Jesus também oferece workshop voltado para o público infantil. Em Gênese Artística: Do barro à criação, ele apresenta aos alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu, de maneira lúdica, como é o processo de criação de um rosto sacro na arte barroca. O artista fará, também, uma exposição em bronze, que contempla técnicas da produção das obras.

As apresentações musicais ficam por conta do cravista Antônio Carlos Magalhães, que faz sua primeira participação na Semana do Aleijadinho, e da Orquestra Ouro Preto, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, que é  parceira tradicional do evento.

A 38ª Semana do Aleijadinho conta com o apoio da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em História (UFMG), Sistema SESI/FIEMG, IPHAN, Converso Comunicação, Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), Orquestra Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto, Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Casa do Folclore de Ouro Preto, Ambienta, Anamar Transporte e Construções, Hotel Luxor, Hotel Minas Gerais, Pousada Arcádia Mineira, Anavladia – Fundição Artística, Pousada do Mondego, CAPTACULT Captação e Projetos.

Serviço:
38ª Semana de Aleijadinho
16 a 21 de novembro
Ouro Preto
Entrada franca

Programação completa clique aqui

2008 © Todos os direitos reservados ao Museu Aleijadinho
Praça de Antônio Dias - Bairro de Antônio Dias - Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.